domingo, 20 de setembro de 2009

Divagação: Bruxaria

AVISO CONTEÚDO CÉTICO


Outro dia me peguei pensando naquilo que dizem acerca de bruxaria, que sempre quem faz as coisas voltam, tipo um coice de arma talvez, porém dizem que o coice do "revólver mágico" é mais perigoso que a "bala mágica em si". Quem me conhece sabe que apesar de ter passado por alguns lances que poderiam ser chamados de sobrenaturais eu sempre racionalizo tudo ao máximo que me é permitido, porém nunca havia parado pra pensar nesse âmbito da bruxaria.
Até ontem (ou anteontem talvez) quando estava assistindo tv (zapeando na verdade) e passei pelo Animal Planet (eu gosto muito desses canais q abordam conteúdos científicos) e o programa em questão chamava-se "Distrito Animal" se não me engano, e abordava animais selvagens em Miami que poderiam vir a atacar humanos pois eram atraídos pelas carcaças usadas em sacrifícios de Magia. Daí surgiu minha divagação de hoje. Magia, de modo semelhante a Religião (elas se cruzam mais vezes do que posso contar, por sinal) está ligada ao berço, e tradição Oral, ou seja quem aprende muitas vezes aprende primariamente com alguém mais velho, mãe, pai, tio avô, ama-de-leite, vizinho. Novamente atentando a esse fator dos animais me peguei pensando em lugares onde muitas Magias modernas se originaram, África (com rituais de candomblé, se estiver errado perdõem-me), e tradições druídicas/célticas européias, e ambas involvem o sacrifício de animais, na maioria das vezes galinhas/bodes, e carneiros (respectivamente). Nem preciso mencionar a quantidade de animais predadores/carniceiros da África, e na Europa haviam os Lobos, Corvos (que são animais associados ao "sobrenatural"), ou seja esses animais iam atrás das carniças, uma vez, então outra mágica era feita e mais sacrifícios, daí lá iam os predadores, até que a sincrônia se dava e a bruxa era atacada, e possivelmente devorada pelos "cães do inferno", ou pelo "lobo-mal".
Agora acompanhem a equação por favor - Ingenuidade + desinformação - testemunhas = Medo, desconfiança e lendas, como a lenda que reza que os efeitos da magia voltam-se contra o praticante, que o feitiço volta contra o feiticeiro.
Para aqueles que tiveram a paciência de ler fica meu: Thanks for that. I appreciate it!
Abraços!
Leo Marengoni

P.S. Lembrem-se sempre de outro ditado, de origem hispânica No creo en brujas, mas que las hay. Las hay

Um comentário:

  1. Os animais na maioria das religiões e seitas que usam magia são considerados amigos, geralmente quando há sacrificios são sempre para maldade "magia negra".Os animais e os espiritos deles sempre tem significado grande e poderoso,pois são considerados almas puras, mesmo a de predadores!se é que na Biblia uma das primeiras historias "o Deus judeu ou sei la" pede um sacrificio.

    ResponderExcluir